Viva agora, poste depois.

Viver o momento é mais importante que o registro dele ou o compartilhamento com amigos e desconhecidos.

Sempre que eu vejo vídeos de rituais japoneses de rotina (a busca pelo chá perfeito, por exemplo), isso me ensina um pouco sobre viver o agora.

Quantas vezes alguém (filhos, família, amigos) nos chamou a atenção por estarmos no celular ou olhando para a TV no momento em que deveríamos estar vivendo um tempo de qualidade com essa pessoa?

Em quantas festas você parou de interagir com quem estava ali na sua frente para responder alguém online ou postar uma foto, um “stories”, e levou um tempo considerável escrevendo um texto, tratando a imagem ou vídeo, escolhendo as melhores hashtags? E durante vários momentos posteriores parou para responder comentários ou verificar os “likes” desse mesmo “post”?

A tecnologia nos proporciona muita coisa boa, facilita nossa vida horrores, mas também nos afasta e nos sequestra dos momentos bons de nossas vidas, se nós não nos dermos conta. As notificações, os likes, os “você também pode gostar disso”, os “no próximo bloco” são feitos para nos prender naquilo.

Quando estiver fazendo uma coisa, se dedique ao momento. Tente colocar sua energia, emoções e pensamentos naquele instante, nas pessoas ao redor, no que você está fazendo. Divagar e pensar em outras coisas, interromper sua atividade com coisas que não precisam de sua atenção, é perder um tempo precioso que não volta. E amanhã pode ser tarde demais para se arrepender.

Ao fazer o seu chá, pense no seu chá. Viva seu chá. Coloque no processo o seu melhor, busque fazer o melhor chá de sua vida, coloque boa energia para que o chá faça bem a quem o tomar e o ofereça de coração.

Viva agora. Poste depois.

Building a legacy http://manoelnetto.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store